Sinais Cardinais

É aquele empregado para indicar ao navegante o quadrante da rosa-dos-ventos que possui águas seguras
Norte (N),
Leste (E),
Sul (S) ou
Oeste (W) , limitado respectivamente pelas marcações verdadeiras NW e NE, NE e SE, SE e SW, e SW e NW, tomadas a partir da posição do sinal.

a) O sinal cardinal recebe sua denominação de acordo com o quadrante recomendado para a navegação; e
b) o sinal cardinal obrigatoriamente será dotado de marca de tope.


SINAL CARDINAL NORTE
Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de preto na metade superior e de amarelo na metade inferior, e deve exibir, como marca de tope, 2 dois) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com os vértices voltados
para cima.
O sinal cardinal norte luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com lampejos rápidos ou muito rápidos.


SINAL CARDINAL LESTE
Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de preto com uma faixa larga horizontal amarela no meio e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para cima e o inferior com o vértice voltado para baixo.
O sinal cardinal leste luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 3 (três) lampejos muito rápidos a cada 5 (cinco) segundos ou rápidos a cada 10 (dez) segundos.


SINAL CARDINAL SUL

Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de amarelo na metade superior e de preto na metade inferior e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com os vértices voltados para baixo.
O sinal cardinal sul luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 6 (seis) emissões rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo, a cada de 15 (quinze) segundos, ou com grupo de 6 (seis) emissões muito rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo, a cada 10 (dez) segundos, sendo que:
a) a duração do eclipse anterior ao lampejo longo deve ser igual à duração dos eclipses entre as luzes rápidas ou muito rápidas; e
b) a duração do lampejo longo não deve ser maior que a duração do eclipse seguinte.


SINAL CARDINAL OESTE
Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de amarelo com uma faixa larga horizontal preta no meio e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para baixo e o inferior com o vértice voltado para cima.
O sinal cardinal oeste luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 9 (nove) emissões rápidas, a cada 15 (quinze) segundos, ou grupo de 9 (nove) emissões muito rápidas, a cada 10 (dez) segundos.


Contato:

(48) 98485-8073 (Tim – WhatsApp)

(48) 98402-4024 (Oi – WhatsApp)

(48) 99658-5076 (Tim)

cursos@vidamaritima.com.br

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?