Curso de Capitão Amador

inscrições serão feitas em todas essas Organizações Militares nos meses de janeiro e julho.
Para exames a serem realizados respectivamente nos meses de abril e outubro do mesmo ano.
O exame para a categoria de Capitão Amador deverá ser solicitado pelo candidato à CP/DL ou AG por meio de requerimento.
Deverá ser anexado ao pedido de exame a cópia da Carteira de Habilitação Amadora de Mestre Amador.
O exame constará de uma prova escrita, com a duração máxima de quatro (4)horas.
A prova constará de questões práticas e teóricas , que serão elaboradas pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
A nota final da prova será o somatório dos pontos obtidos nas diversas questões, num total máximo de (10) pontos.
Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50%.

O candidato deverá portar os seguintes documento e materiais para a execução da prova:
1) protocolo da inscrição;
2) carteira de identidade;
3) Almanaque Náutico Brasileiro (ano corrente do exame);
4) Tábuas das Marés (ano corrente do exame);
5) Material de desenho: lápis preto ou lapiseira, régua paralela ou um par de esquadros, compasso e borracha para desenho; e
6) caneta esferográfica azul ou preta.

– Pedidos de vista de prova devem ser endereçados ao Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, até trinta dias após a data da divulgação dos resultados. caso seja reprovado, mediante nova inscrição e pagamento da respectiva taxa.

Programa para Exame de Capitão Amador
a) Navegação Astronômica
b) Navegação Eletrônica
c) Estabilidade
d) Meteorologia e Oceanografia
e) Comunicações
f) Sobrevivência no Mar

O assunto Navegação Astronômica abordará os seguintes tópicos:

a) noções básicas de astronomia aplicada à navegação
1) Medida de tempo – Hora média local (HML), Hora média de Greenwich (HMG), Hora legal, Fusos horários; e
2) Uso do Almanaque Náutico Brasileiro.

b) Cálculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol pelo processo aproximado.
c) Posição pela passagem meridiana do sol.

1.3 – O assunto Navegação Eletrônica abordará os seguintes tópicos:
a) Uso dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)
b) Navegação radar
1) Poder discriminador em marcação;
2) Poder discriminador em distância;
3) Técnicas de navegação com o radar; Aterragens -Navegação Costeira -Navegação de Praticagem;
4) Auxílio à Navegação Radar (RACON);
5) O radar como importante recurso para evitar colisão no mar; e
6) Uso do Sistema Automático de Identificação (AIS)

c) Navegação batimétrica
1) O uso do ecobatímetro na navegação.

1.4 – O assunto Estabilidade abordará os seguintes tópicos:
a) Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade
1) Pontos notáveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro);
2) Altura metacêntrica; e
3) Condições de equilíbrio de uma embarcação.

b) Alterações da flutuabilidade e da estabilidade
1) Causas da banda permanente e formas de correção;
2) Efeito de superfície livre (causas, precauções e correções);
3) Variação das condições de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de água do mar, consumo, água aberta e avarias); e
4) Variação da estabilidade de uma embarcação, em função da alteração do projeto inicial de construção.

1.5 – O assunto Meteorologia e Oceanografia abordar á os seguintes tópicos:
a) Elementos meteorológicos:
1) Pressão atmosférica;
2) Umidade relativa do ar;
3) Nebulosidade e nevoeiro;
4) Circulação do ar; e
5) Frentes frias, quentes, oclusas e estacionárias.
b) Interpretação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos.
1) Análise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa pressão
atmosférica e frentes constantes dos boletins meteorológicos;
2) Interpretação dos avisos de mau tempo;
3) Interpretação da configuração isobárica das cartas sinóticas;
4) Interpretação dos elementos meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção e intensidade do vento, cobertura do céu, tempo presente), linhas de instabilidade e evolução das frentes); e

5) Identificação dos elementos meteorológicos apresentados nas imagens de satélites meteorológicos.
c) Interação Oceano-Atmosfera
1) Ondas e marulhos;
2) Características das correntes costeiras e oceânicas;
3) Principais correntes oceânicas; e
4) Estado do mar (Escala Beaufort).

d) Cartas Piloto e Marés
1) Identificação da representação gráfica dos elementos meteorológicos e oceanográficos apresentados nas cartas piloto;
2) Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura; e
3) Interpretação das cartas de correntes de marés.

1.6 – Comunicações
a) Comunicações na Navegação Oceânica
1) Equipamentos, procedimentos, freqüências de socorro, chamada e trânsito;
2) Estações de terra; e

3) Uso e funcionamento do EPIRB e do SART.
1.7 – Sobrevivência no Mar:
1) Técnicas e Procedimentos de Sobrevivência em mar aberto; e
2) Navegação em balsas salva-vidas.

1.8 – Bibliografia Recomendada:
Obs.: Os títulos abaixo especificados não esgotam a literatura a ser consultada pelo candidato.
a) Navegação: A Ciência e a Arte Vol. I – Navegação Costeira, Estimada e em Águas Restritas, de ALTINEU PIRES MIGUENS (www.dhn.mar.mil.br).
b) Navegação: A Ciência e a Arte Vol. II – Navegação Astronômica e Derrotas, de ALTINEU PIRES MIGUENS (www.dhn.mar.mil.br).
c) Capitão Amador Navegando Seguro em Cruzeiros de Alto Mar, de JAIME ROBERTO DA COSTA FELIPE.
d) Como Navegar pelo Sol, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
e) Meteorologia e Oceanografia, usuário Navegantes, de PAULO ROBERTO VALGAS LOBO E CARLOS ALBERTO SOARES.
f) Sobrevivência no Mar, de CELSO AJ. DE REZENDE.


Curso de Mestre Amador

Somente embarcações de esporte e/ou recreio (lazer), exceto moto aquática, nos limites da navegação costeira

Será constituída somente de prova teórica escrita, devendo o candidato já ser habilitado na categoria de
Arrais-Amador.

Consulte as turmas abertas
Carga Horária: 30 Horas

Curso Completo :
Documentos Pessoais a serem entregues para a inscrição:

– Identidade, CPF , Arrais Amador e Carteira Nacional de Habilitação ? cópias autenticadas.
– Comprovante de Residência com no máximo 90 dias ? cópia simples, não precisa autenticar, ou
Declaração de Residência.

– Procuração Mestre Amador – deverá ser entregue preenchida e assinada com firma reconhecida.

OBS: A Carteira Nacional de Habilitação, desde que dentro da validade, substitui a necessidade de atestado médico.

Carga Horária

Aula Teórica: 30 Horas

Conteúdo do curso teórico (online)

Simbologia e abreviaturas usadas nas cartas náuticas brasileiras (Ref. Carta 12.000 (INT-1) da DHN);
Navegação estimada e costeira: plotagem de um ponto por coordenadas geográficas e por linhas de posição;
Conversão de rumos e marcações;
Determinação da posição de partida e chegada por marcações simultâneas e sucessivas;
Distância entre dois pontos;
Determinação do desvio da agulha por alinhamento, curva de desvio da agulha, declinação magnética, influência da corrente e do vento, utilização de auxílios visuais à navegação (faróis, faroletes, bóias e balizas);
Instrumentos náuticos: agulhas (magnética e giroscópica), odômetro (de fundo e de superfície), ecobatímetro, prumo de mão; alidades;
Operação dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS);
Noções de estabilidade de uma embarcação;
Uso de Tábuas das Marés;
Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais sonoros e luminosos;
Noções de Navegação / Radar;
Meteorologia: Interpretação de CartasSinóticas, boletins meteorológicos, imagens satélite e avisos de mau tempo, características das frentes, nevoeiros, nuvens e ciclones extra-tropicais; principais instrumentos meteorológicos;
Noções dos ventos predominantes na costa do Brasil;
Problemas de navegação costeira e estimada com utilização da carta e publicações náuticas;
Comunicações na navegação costeira: equipamentos, procedimentos, freqüências de socorro, chamada e trânsito;
Noções do funcionamento do EPIRB;
Noções de sobrevivência no mar; e
Regras de Governo, uso do RIPEAM

Inscreva-se Já

Curso de Arrais Amador

Somente embarcações de esporte e/ou recreio (lazer), exceto moto aquática, dentro dos limites da navegação interior.

Será constituída de aulas práticas. Caberá ao candidato comprovar ter realizado aulas práticas em embarcações de esporte e/ou recreio (lazer). A parte prática, somente poderá ser ministrada por entidade náutica credenciada junto a Marinha do Brasil, para tal finalidade.

Será constituída de prova teórica escrita, com conteúdo específico para Arrais Amador, que será aplicada pelas Capitanias, Delegacias e Agências pertencentes a Marinha do Brasil

Consulte as turmas abertas
Carga Horária: 4 hs (prática)

Documentos Pessoais a serem entregues para a inscrição:

– Identidade, CPF e Carteira Nacional de Habilitação – cópias autenticadas.
– Comprovante de Residência com no máximo 90 dias – cópia simples, não precisa autenticar.
– Procuração Arrais Amador – deverá ser entregue preenchida e assinada com firma reconhecida.

OBS: A Carteira Nacional de Habilitação, desde que dentro da validade, substitui a necessidade de atestado médico.

Conteúdo do curso teórico

a) Conhecimentos gerais sobre:
1) termos náuticos, nomenclatura, peças e partes das embarcações, direções relativas, marinharia, nós e voltas;
2) manobras de fundeio, suspender, aproximação a margem, atracar, desatracar, pegar a boia; manobras de resgate de homem ao mar;
3) preparação da embarcação para a navegação: abastecimento de gêneros, água, combustível; salvatagem; e plano de navegação;
4) sistemas de propulsão a motor e a vela, sistema de leme e seus efeitos, manobra em espaço limitado com emprego de um e/ou dois hélices;
5) identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos;
6) prevenção e combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores;
7) primeiros socorros e pronto atendimento; e
8) técnicas básicas para a sobrevivência e segurança no mar, em rios, lagos e lagoas.
b) Equipamentos de salvatagem, segurança e sobrevivência no mar, coletes salva-vidas, boias circulares, pirotécnicos, uso da palamenta, botes orgânicos e balsas salva-vidas de abandono.
c) Instrumentos náuticos e eletrônicos, agulha magnética (bússola), odômetro, tacômetro, anemômetro, GNSS, ecobatímetro.
d) Meteorologia: Noções de meteorologia e consulta à “previsão do tempo”, disponível nos sites “www.dhn.mar.mil.br” e “www.cptec.inpe.br” e no aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível no “Google Play Store” e na “Apple Store”.
e) Conhecimento e utilização das marés na navegação:1) comportamento das marés;
2) conhecimento das curvas de marés; e
3) uso de Tábuas de Marés.f) RIPEAM- Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar:
1) luzes e marcas de navegação;
2) sinais sonoros e luminosos; e
3) regras de governo.
g) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos.
h) Conhecimentos do sistema de comunicação móvel marítimo em VHF (fixo e portátil): equipamentos, procedimentos, frequências de chamada de rotina, de socorro, de urgência, de segurança e trânsito.
i) Conhecimentos básicos de estabilidade de embarcações. Distribuição de peso a bordo, enfrentamento de mau tempo e movimentos de balanço, caturro e cabeceio.
j) Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto no 2596/98) e NORMAM-211/DPC

Inscreva-se Já

Curso de Arrais Amador e Motonauta

Somente embarcações de esporte e/ou recreio (lazer) e moto aquática, dentro dos limites da navegação interior.

Será constituída de aulas práticas. Caberá ao candidato comprovar ter realizado aulas práticas em embarcações de esporte e/ou recreio (lazer). A parte prática, somente poderá ser ministrada por entidade náutica credenciada junto a Marinha do Brasil, para tal finalidade.

Será constituída de prova teórica escrita, com conteúdo específico para Arrais Amador, que será aplicada pelas Capitanias, Delegacias e Agências pertencentes a Marinha do Brasil

Consulte as turmas abertas
Carga Horária: 6 hs (prática)
Carga Horária Lancha : 4 hs (prática)
Carga Horária Motoaquatica : 2 hs (prática)

Documentos Pessoais a serem entregues para a inscrição:

– Identidade, CPF e Carteira Nacional de Habilitação – cópias autenticadas.
– Comprovante de Residência com no máximo 90 dias – cópia simples, não precisa autenticar.
– Procuração Arrais Amador+Motonauta – deverá ser entregue preenchida e assinada com firma reconhecida.

OBS: A Carteira Nacional de Habilitação, desde que dentro da validade, substitui a necessidade de atestado médico.

Conteúdo do curso teórico

a) Conhecimentos gerais sobre:
1) termos náuticos, nomenclatura, peças e partes das embarcações, direções relativas, marinharia, nós e voltas;
2) manobras de fundeio, suspender, aproximação a margem, atracar, desatracar, pegar a boia; manobras de resgate de homem ao mar;
3) preparação da embarcação para a navegação: abastecimento de gêneros, água, combustível; salvatagem; e plano de navegação;
4) sistemas de propulsão a motor e a vela, sistema de leme e seus efeitos, manobra em espaço limitado com emprego de um e/ou dois hélices;
5) identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos;
6) prevenção e combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores;
7) primeiros socorros e pronto atendimento; e
8) técnicas básicas para a sobrevivência e segurança no mar, em rios, lagos e lagoas.
b) Equipamentos de salvatagem, segurança e sobrevivência no mar, coletes salva-vidas, boias circulares, pirotécnicos, uso da palamenta, botes orgânicos e balsas salva-vidas de abandono.
c) Instrumentos náuticos e eletrônicos, agulha magnética (bússola), odômetro, tacômetro, anemômetro, GNSS, ecobatímetro.
d) Meteorologia: Noções de meteorologia e consulta à “previsão do tempo”, disponível nos sites “www.dhn.mar.mil.br” e “www.cptec.inpe.br” e no aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível no “Google Play Store” e na “Apple Store”.
e) Conhecimento e utilização das marés na navegação:
1) comportamento das marés;
2) conhecimento das curvas de marés; e
3) uso de Tábuas de Marés.
f) RIPEAM- Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar:
1) luzes e marcas de navegação;
2) sinais sonoros e luminosos; e
3) regras de governo.
g) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos.
h) Conhecimentos do sistema de comunicação móvel marítimo em VHF (fixo e portátil): equipamentos, procedimentos, frequências de chamada de rotina, de socorro, de urgência, de segurança e trânsito.
i) Conhecimentos básicos de estabilidade de embarcações. Distribuição de peso a bordo, enfrentamento de mau tempo e movimentos de balanço, caturro e cabeceio.
j) Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto no 2596/98) e NORMAM-211/DPC

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Curso de Motonauta

Motonauta – Amparo legal: Anexo 5-E e item 4.1 do anexo 5-A da NORMAM-211/DPC

Somente moto aquática (jet-ski), dentro dos limites da navegação interior

Será constituída de aulas práticas. Caberá ao candidato comprovar ter realizado aulas práticas em moto aquática (jet-ski). A parte prática, somente poderá ser ministrada por entidade náutica credenciada junto a Marinha do Brasil, para tal finalidade.

Será constituída de prova teórica escrita, com conteúdo específico para motonauta, que será aplicada pelas Capitanias, Delegacias e Agências pertencentes a Marinha do Brasil.

Consulte as turmas abertas
Carga Horária: 2 hs (prática)

Documentos Pessoais a serem entregues para a inscrição:

– Procuração Motonauta – deverá ser entregue preenchida e assinada com firma reconhecida.
– Identidade, CPF e Carteira Nacional de Habilitação
– Comprovante de Residência com no máximo 90 dias, cópia simples.
– Ou Declaração de Residência para aqueles que não possuam qualquer comprovante em seu nome

OBS: A Carteira Nacional de Habilitação, desde que dentro da validade, substitui a necessidade de atestado médico.

Conteúdo do curso teórico

1) Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo.
2) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região B, sinais de perigo e sinais diversos.
3) Primeiros Socorros.
4) Conhecimento básico da Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário – LESTA e das infrações preconizadas na RLESTA – Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Decreto no 2.596/98).
5) Noções de sobrevivência no mar.

Aula prática: 2 horas de embarque. (O Agendamento da Aula deve ser realizando com ate 72 horas de antecedência)

1) Limites operacionais do Equipamento
2) Técnicas de pilotagem
3) Cumprimento do Ripeam
4) Regra para saída e aproximação segura das praias
5) Cumprimento das áreas seletivas para navegação e situações de emergência
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